Golpes em Redes Sociais: conheça quatro fraudes comuns e como se proteger!
O número de internautas assíduos por redes sociais continua aumentando exponencialmente ao longo dos anos e, claro, para os cibercriminosos, essa é mais uma oportunidade de aplicar os mais variados tipos de fraudes digitais!
De maneira geral, nos golpes aplicados por plataformas sociais, os fraudadores visam roubar as informações pessoais das vítimas de alguma forma ou extorqui-las financeiramente usando algum pretexto.
Conheça quatro golpes comuns em redes sociais e dicas práticas de como evitá-los!
Promoções mirabolantes
Não é de hoje que os cibercriminosos enganam os internautas por meio de anúncios de produtos com preços completamente irreais, mas essa realidade chegou também nas redes sociais mais populares do momento.
Os golpistas criam perfis falsos se passando por lojas autênticas e anunciam itens com descontos exorbitantes, criando uma suposta grande oportunidade de aquisição para os usuários.
Infelizmente, muitas pessoas acabam acreditando e comprando os tais produtos anunciados, que acabam por nunca chegar às suas mãos.
Avisos de invasão de conta
É, os criminosos também se tornaram especialistas em se passar por representantes oficiais de uma determinada rede social para enviar mensagens falsas aos usuários alegando que há alguém tentando invadir a conta deles.
A notificação, que chega principalmente por e-mail, costuma ser bastante impessoal e automática, bem parecida com aquelas que a plataforma realmente enviaria, como um aviso de redefinição de senha ou tentativa de novo login.
A vítima, preocupada com a com o suposto sequestro da conta, clica no link presente na mensagem, que a direciona para uma página falsa que imita o layout da rede social. Quando ela coloca as credenciais de acesso para criar uma nova senha, por exemplo, essas informações são enviadas diretamente aos golpistas.
Vagas de emprego
O golpe da falsa vaga de emprego se tornou extremamente popular nos últimos tempos, tanto em redes sociais especificamente direcionadas ao trabalho como em mensageiros como o WhatsApp.
Nesse golpe, criminosos criam falsas oportunidades de emprego e pedem que a vítima forneça documentos ou preencha um cadastro repleto de informações pessoais, que serão imediatamente roubadas pelos criminosos.
Em alguns casos, os golpistas pedem até mesmo que a vítima faça um pagamento de um determinado valor para seguir com o processo. Esse é um sinal claro de golpe, fuja!
Vendas falsas em perfis sequestrados
Os golpes de venda em perfis sequestrados têm crescido muito no Brasil, e as tentativas desse tipo de fraude somaram mais de 4 milhões de casos no país em 2021, segundo dados da Serasa Experian.
O golpe funciona da seguinte forma: em primeiro lugar, o criminoso consegue sequestrar a conta de um usuário comum por meio de um roubo de identidade ou até mesmo vazamentos em massa.
Então, começa a divulgar itens à venda no perfil sequestrado. Alguns seguidores do usuário do perfil sequestrado, pensando que os produtos estão sendo anunciados por alguém confiável, acreditam na postagem e mandam uma mensagem para efetuar a compra.
O criminoso, então, pede que a pessoa interessada transfira uma determinada quantidade de dinheiro referente ao item — e, pronto, golpe aplicado.
Como se proteger de golpes nas redes sociais?
- Muito cuidado com itens anunciados em redes sociais com descontos muito bons para ser verdade. Pesquise bastante para saber se a loja é confiável e se a promoção realmente existe.
- Quando encontrar uma vaga de emprego anunciada em uma rede social ou app de mensagem, pense bastante antes de preencher um formulário ou fornecer documentos. Analise a oportunidade com calma e pesquise bastante para saber se aquela empresa realmente está anunciando aquela vaga.
- Caso um amigo ou familiar esteja anunciando itens à venda no perfil, tenha cuidado. Antes de adquirir qualquer produto, entre em contato com a pessoa por outros meios para confirmar se os anúncios são reais.
- Por fim, mas não menos importante, caso uma mensagem pareça suspeita, não clique em nenhum link, nem instale nenhum arquivo. Esse é um dos jeitos mais eficientes de não cair em golpes aplicados por redes sociais!
Produção: Equipe de Conteúdo da Perallis Security
Referências:
Golpes em rede social: conheça os mais comuns e saiba como evitá-los | Security Report
Golpes em redes sociais crescem no Brasil; veja como não cair | Tecnologia | G1 (globo.com)
Um novo estudo encontra 8 ataques de phishing em redes sociais (norton.com)