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Golpe da maquininha: evite as fraudes na hora do delivery

Você já deve ter ouvido falar de golpes por telefone ou ligações em que pessoas se passam por outras para pedir dinheiro. Nos últimos meses, porém, uma nova modalidade de fraude se tornou muito popular: o golpe do delivery ou golpe da maquininha.

Imagine que é domingo à noite e que você está com fome. Sem nada em casa e na fadiga do fim do dia, decide pedir um lanche por aplicativo.  Para facilitar a sua vida, você deixa o pedido pago e só aguarda o motoboy chegar. 

Nesse meio tempo, recebe uma ligação da suposta lanchonete. De acordo com eles, o valor da entrega não foi debitado na conta e, portanto, será cobrado na hora da entrega. Ao chegar o pedido, o motoboy retira uma maquininha meio danificada, exibindo o valor de R$4,90. Você passa o cartão e entra em casa. Minutos depois, recebe uma notificação de compra aprovada no valor de R$3.304,90. 

O visor quebrado do entregador por delivery impediu que você visse os três dígitos a mais no valor. É assim que uma compra que supostamente deveria facilitar a sua vida vira um transtorno. Infelizmente, situações como essa têm se tornado frequentes entre os clientes de aplicativos de comida.

As estratégias usadas no golpe da maquininha

As vítimas desses golpes somos nós, usuários dos aplicativos. Essas fraudes podem ocorrer de diversas formas, mas as abordagens mais comuns são três. 

Visor danificado

Em uma das formas mais comuns da fraude, o golpista alega que o visor da tela da máquina de cartão de crédito está quebrado ou danificado. Assim, ele insere um valor acima do esperado pelo cliente, que realiza o pagamento normalmente e só percebe depois que foi vítima de um golpe. Também há casos em que os golpistas induzem a vítima a digitar a senha no lugar do valor. Por isso, lembre-se: o display da senha sempre é mostrado com asteriscos, nunca com números. 

Convencimento

Mesmo quando já deixamos as compras pagas, os golpistas tentam convencer as vítimas de que houve alguma alteração no valor, que houve algum erro no pagamento ou que há alguma taxa adicional que deve ser paga. Assim, pedem que um novo pagamento seja feito. Em uma situação como essa, desconfie. Prefira ligar para a loja em questão e confirmar a veracidade da informação. 

Ligação

Minutos antes de o motoboy chegar, o suposto restaurante liga para o cliente e comunica alguma falha no processamento do pagamento. Então, alega que o valor será cobrado pelo entregador. Em alguns casos, eles também tentam convencer a vítima a fornecer dados pessoais e financeiros.

Como evitar o golpe da maquininha 

Na grande maioria dos casos, a pessoa só percebe que foi vítima de um golpe minutos depois do ocorrido. A melhor forma de se manter protegido, como sempre, é prestar bastante atenção e ligar o “desconfiômetro” em situações suspeitas. Confira abaixo mais algumas dicas de segurança para não cair no golpe da maquininha!  

  • A primeira e mais importante recomendação para qualquer tipo de transação financeira é prestar bastante atenção no processo.  

  • Sempre confira o valor digitado na maquininha. 

  • Se o entregador alegar que a máquina de cartão está com o visor danificado ou quebrado, não efetue o pagamento. 

  • Certifique-se de que a senha foi digitada no local correto. 

  • Não compartilhe dados bancários por telefone. 

  • Em situações suspeitas, ligue diretamente para os canais oficiais da loja onde o pedido foi feito. 

Produção: Equipe de Conteúdo da Perallis Security
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